Dicas de Nutrição

Chocolate!

 

O chocolate é um alimento rico em calorias e gordura, que deve ser consumido com moderação. Fiquem atentos na hora e escolher o seu:
Tipos de chocolates:

 

Amargo: feito com grãos de cacau torrados, é a versão que traz a maior concentração de cacau puro, podendo chegar a até 85% da fórmula. Geralmente não levam leite em sua composição e tem uma cor escura. É amargo ao paladar, pois possui reduzido teor de açúcar.

 

Meio-amargo: também é de cor bem escura, por não conter leite entre os ingredientes. É feito com 40 a 50% de cacau. O sabor amargo é suavizado pela presença do açúcar.

 

Ao leite: chocolate mais consumido do Brasil. Possui entre 20% a 40% de cacau (incluindo a manteiga de cacau), açúcar e leite em sua composição.

 

Branco: não possui massa de cacau na fórmula, por isso sua cor clara. É feito apenas com a manteiga do cacau, açúcar e leite, podendo conter baunilha.

 

Por Fernanda Caldas - Nutrição Corporativa

 


 

  

Alimentação para quem pratica atividade física

 

     Manhã

 Beber água ou líquidos ao acordar

 Deve tomar um café da manhã que tenha fruta e uma fonte de fibra, como a granola; outra opção seria um pão integral                  acompanhado de um queijo. Respeitando sempre os hábitos e restrições de cada um.

 É importante também fazer um bom jantar, para acordar com as reservas de energia adequadas.

 

Tarde

Fazer um bom lanche após o almoço e antes do jantar. De preferencia com carboidratos: pão integral, batata doce, tapioca e/ou frutas. Consulte um nutri para balancear quantidades.

 

Noite

Um lanche pré treino leve e energético que pode ser por exemplo uma banana, paçoca, iogurte, torrada com geléia ou barra de proteína; é preciso se hidratar bem a tarde. Evite jantar muito tarde e comer muito nesta refeição.

 


 

Frutas e Vegetais

As frutas e vegetais fornecem fibras, carboidratos, vitaminas e minerais. Esses nutrientes são importantes para equilibrar seu organismo e são ótimos alimentos para antes e após a atividade física. 

Por Júlia Vasconcellos

 

 


 

Água

Beba bastante água durante o dia, um copo d’água é uma ótima opção para o momento em que você acorda. 

Por Júlia Vasconcellos

 


 

Temperos Naturais

No lugar de temperos industrializados em tabletes ou pó utilize temperos naturais (alecrim, orégano, salsinha, tomilho, sálvia, hortelã, coentro, noz moscada, alho, cebola). Os industrializados possuem muito sódio e corantes, além de gordura saturada.

Por Júlia Vasconcellos

 


 

   

Sucos de Frutas

Consuma frutas ou sucos de frutas ricas em vitamina C próximo ao almoço para potencializar a absorção do ferro. As frutas fontes de vitamina C são: Acerola, caju, goiaba, kiwi, laranja, limão, morango, tangerina, manga, abacaxi e maracujá. 

Por Júlia Vasconcellos