Dicas de Nutrição

 

 

Verão saudável

 

A estação mais quente do ano chegou e temos que ter cuidado redobrado com a alimentação. A perda de líquido e sais minerais nessa estação do ano é maior e afeta o organismo como um todo, é importante manter a atividade física e se ela for ao ar livre ter cuidado com o horário, pois a exposição excessiva ao sol pode ser prejudicial. Seguem algumas dicas:

1.    Beba bastante água. O ideal é andar sempre com uma garrafinha na bolsa. Experimentem uma água flavorizada! Limão e gengibre são boas opções.

2.    Observe a cor de sua urina, ela deve estar amarelo clara.

3.    Cuidado com o excesso de bebida alcoólica, elas desidratam e são fontes de calorias vazias.

4.    Na praia ou na piscina, fuja dos salgadinhos e frituras. Prefira frutas ao natural, mix de frutas e castanhas sem sal, água de coco, picolé de frutas ou sorbet.

5.    Quanto menor a quandidade de alimento industrializado melhor é.

6.    Cuidado com alimentos de vendedores ambulantes. Verifique embalagem, validade e manipulação. Evite sanduíches com maionese e ovo, cuidado com camarões e alimentos expostos em geral.

7.    Procure fazer, no mínimo, quatro refeições ao dia: desjejum, almoço, lanche e jantar, todas leves, mas que alimentem. Frutas com castanhas sem sal ou iogurte são uma boa opção para os lanches. Coma no minímo três porções de frutas ao dia.

8.    No almoço e no jantar a metade do prato deve ser de verduras. Quanto mais colorido melhor. As verduras promovem a regularidade intestinal e são fontes de vitaminas e minerais.

9.    No verão, cuidado ao correr na rua, vá preferencialmente cedo ou após o por do sol. Use reposição de carboidrato de 40 em 40 minutos e de sódio de 1 em 1 hora. Esta reposição pode ser na forma de bebidas esportivas ou até mesmo cápsulas e pastilhas. Procure um nutricionista para qualquer suplementação!

 

 

 

 

 

 

                                                                       Dicas para festas de fim de ano                                                                                    
 
     Como enfrentar as comemorações dessa época sem estragar o plano alimentar do ano todo? 
 
  1. Aproveitem suas refeições livre da semana com estas datas, mas cuidado com os excessos.
  2. Cuidado com o abuso das bebidas alcolicas, elas são fontes de calorias vazias.
  3. Não deixe de praticar atividade física. Se puder pratique todos os dias. Inclusive dia 24, 25 e 31 de dezembro!
  4. Na semana do natal e do reveiilon faça refeições mais leves, na hora do almoço e jantar deixe o carboidrato de lado, fique só na salada com uma fonte proteíca.
  5. Não faça grandes restrições alimentares, principalmente nos dias das comemorações, jejum pode desencadear um comportamento compulsivo.                                                                         
  6. Não deixe as sobras do Natal e Ano Novo se perpetuarem na geladeira por muito tempo. O erro da maioria das pessoas é comer as guloseimas dessas datas por mais de uma semana.
  7. Coma aquilo que realmente gosta, sem exagero! Faça suas escolhas e reduza o tamanho das porções. Não é preciso comer tudo que vê pela frente.